domingo, 26 de junho de 2011

Obesidade e uso de veículos estão relacionados

O crescimento da obesidade é proporcional à venda de veículos nos Estados Unidos, aponta estudo realizado pela Universidade de Illinois. Segundo a pesquisa, o crescimento da frota, a partir da década de 1940, contribuiu para que as pessoas se tornassem mais sedentárias, e assim a obesidade começou a se espalhar pelo país.
"Se você olhar nos últimos 60 anos, o automóvel tornou-se nosso principal modo de transporte. Tanto que se observarmos, projetamos nosso modo de vida em torno dele. E esse desequilíbrio energético que o sedentarismo provoca, em última análise pode levar à obesidade”, diz H. Sheldon Jacobson, um dos autores da pesquisa.
Analisando dados de 1985 a 2007, os cientistas descobriram que o crescimento da frota norte-americana está correlacionado ao da obesidade em uma proporção de 99%.
Como as pessoas passam mais tempo dentro de um carro do que praticando atividades físicas, seu gasto de energia fica reduzido. Isso somado às refeições rápidas e altamente clóricas, torna-se uma bomba. "Quando você está sentado em um carro, você não está fazendo nada, assim seu corpo está queimando a menor quantidade de energia possível e se você está comendo alimentos em seu carro, ele se torna ainda pior", alertam os cientistas.
Fonte: UPI, 16 de maio de 2011
Enviado pela aluna: Mayara Assumção Leôncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário