quarta-feira, 16 de março de 2011

Ritmo Circadiano



O ritmo, ou ciclo, circadiano é aquele responsável por todas as alterações no nosso organismo em um período de 24 horas. Seja na secreção de hormônios, na alteração da temperatura corporal ou mesmo na disposição e rendimento em relação aos treinamentos. Entre outros fatores, o ritmo ou ciclo circadiano é influenciado pela luz solar ou ausência dela e controla mais o nosso organismo do que podemos imaginar.Logo, o ciclo circadiano, regula muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano bem como todos os ritmos materiais, com influência sobre a digestão, por exemplo, ou o estado de vigília, passando pelo crescimento e renovação das células, assim como a subida e descida da temperatura.O termo circadiano provém da designação em Latim "circa diem", que significa "cerca de um dia".
O "relógio" que processa e monitoriza todos estes processos encontra-se localizado numa área cerebral denominada núcleo supraquiasmático, localizado no hipotálamo na base do cérebro e acima das glândulas pituitárias. Na maioria dos casos, o corpo humano é exposto ao estresse contínuo a partir de tentativas de se adaptar, o mais rapidamente possível, às diferentes horas de trabalho, ou noites sem dormir. Estudos recentes mostram que alterações neste ritmo influenciam aspectos relacionados ao equilíbrio das funções do corpo, como o controle da glicemia, aumentando o risco de diabetes tipo 2, a liberação dos hormônios responsáveis pela fome e saciedade e o controle do peso, ou seja, obesidade e sono: tudo a ver!!!! Essas modificações no padrão de sono e repouso alteram também o balanço homeostático, com repercussões sobre a função psicológica, sistema imunológico, desempenho, resposta comportamental, humor e habilidade de adaptação.

Os fatores que contribuem para os problemas de sono  podem ser agrupados nas seguintes categorias: 1) dor ou desconforto físico;2) fatores ambientais; 3) desconfortos emocionais e 4) alterações no padrão do sono. Nessa última categoria, incluem-se as queixas referentes ao tempo dispendido na cama sem dormir, dificuldade para reiniciar o sono, menor duração do sono noturno, maior latência de sono e despertar pela manhã mais cedo do que o desejado, e sentindo como se não tivesse descansado nada. Além dessas queixas, são também prevalentes a sonolência e a fadiga diurna, com aumento de cochilos, o comprometimento cognitivo e do desempenho diurno, e vários outros problemas como o uso de drogas (psicotrópicas ou outras) para ajudar a dormir, Essa sintomatologia permite afirmar que sono e repouso são funções restauradoras necessárias para a preservação da vida.

REFERENCIAS:
                                                                                                                                                                     Ariane Caroline Lima Amorim
                                                                                                                                                                     Diva Julietty Almeida da Silva
                                                                                                                                                                     Alunas do 7º Período Turma B 2011.1

SAÚDE DOS PÉS

O cuidado com os pés é de suma importância para a marcha, equilíbrio e dinâmica do corpo. O uso de calçados adequados e confortáveis são essenciais para o bem estar da pessoa.  Assim sendo, o foco central deste estudo é a saúde dos pés, pois desempenham importante função para o aparelho locomotor, intervindo como suporte e elevação para a deambulação e absorção de impactos.

COMO CUIDAR DOS SEUS PÉS


Para maiores cuidados com os seus pés é necessário o uso de calçados adequados que promovam segurança e conforto e dessa forma evitar problemas mais freqüentes nos pés como:
·         Frieira
·         Unha encravada
·         Chulé
·         Micose de unha
·         Joanete
·         Esporão de calcâneo
·         Pés ressecados

DICAS:
Ø  Secar bem os pés após o banho, a piscina ou praia. Além disso, nunca fique descalço em banheiros públicos;
Ø  Não deixe pontas nas unhas, corte-as sempre reta;
Ø  Use meias de algodão que absorvem a umidade;
Ø  Não use sapato por dias seguidos, pois cada vez que você calça eles ficam úmidos e assim não tem tempo para secar favorecendo a proliferação de agentes nocivos;
Ø  O atrito com o sapato pode descolar uma parte da unha, favorecendo a entrada de fungos muito resistentes. Por isso, evite retirar as pele nos cantos e sob a unha;
Ø  A probabilidade é de para cada homem, existem 20 mulheres com o problema. Os modelos femininos de sapato, sobretudo os de bico fino, são os vilões em ocasionar dor e desconforto aos pés;
Ø  Dê preferência aos calçados ortopédicos, pois foram projetados para promover conforto e bem estar;
Ø  Pelo menos uma vez por semana é preciso esfoliar os pés para evitar ressecamento e rachaduras. Para isso você deve misturar 2 colheres (sopa) de mel com 4 colheres (sopa) de açúcar e massagear os pés antes do banho, depois enxugue-os bem e passe um creme hidratante;
Ø  Escalda pés;
Ø  Reflexologia.
Colaboradoras: Thaynan Bezerra e Adriana Rosa

COMO DORMIR MELHOR

Sabe-se que uma boa noite de sono pode interferir na força de trabalho, afetando sua produtividade. Pessoas que dormem melhor trabalham melhor, com mais entusiasmo. Um bom sono pode melhorar a qualidade de vida, porque auxilia no equilíbrio do peso corporal, ajuda a diminuir depressão, ansiedade, além de evitar a liberação de cortisol, um hormônio que está intimamente ligado ao estresse. Pesquisas atuais afirmam que um sono de qualidade faz liberar um hormônio chamado GH que em crianças ajuda no crescimento e em adultos auxilia na renovação da pele, dos ossos e dos músculos.
            Como dormir faz tanto bem, aí vão algumas dicas de como dormir melhor:
·         Vá para a cama e acorde aproximadamente todos os dias no mesmo horário;
·         Garanta que suas condições, incluindo sua cama, seu travesseiro (vá para dicas de travesseiros neste mesmo blog) sejam confortáveis;
·         Mantenha o quarto o mais silencioso possível;
·         Evite deitar com fome, faça um lanche leve (por exemplo, leite morno ou maçã);
·         Evite ingestão de bebidas alcoólicas antes de dormir;
·         Evite muita estimulação mental antes de dormir;
·         Escute música, faça uma leitura leve;
·         Evite usar o seu quarto para trabalhar ou assistir televisão (associe o quarto com o sono);
·         Evite sonecas diurnas;
·         Evite bebidas com cafeína após o meio dia (café, chá preto, refrigerantes e chocolates);
·         Tente fazer exercícios e alongamentos durante o dia.
            Se você apresentar distúrbios do sono, procure um profissional de saúde. A insônia pode indicar problemas como a ansiedade e a depressão. Estudos comprovam que um bom sono pode interferir na qualidade física e mental das pessoas, em executar tarefas, refletindo nas atividades corriqueiras do trabalho dos indivíduos.
 Colaboradores: Jeozadak Marques e Viviane Deodato

O CALÇADO IDEAL

Cada profissão requer um tipo de calçado, obedecendo às normas do ambiente de trabalho. Por isso um dos itens da NR 32 veda o uso dos calçados abertos nos trabalhadores da área de saúde em geral, como:
·         Dentistas
·         Enfermeiros
·         Médicos
·         Anestesistas
·         Esteticistas
·         Fisioterapeutas
·         Nutricionistas
·         Chefs de cozinha, cozinheiros
Por isso esses profissionais buscam o calçado ideal, o CALÇADO OCUPACIONAL que atende as necessidades dos profissionais, como:
·         Conforto
·         Beleza
·         Durabilidade
·         Leveza
·         Impermeabilidade e antiderrapantes
·         Ótimo custo - benefício





Pensando nisso, várias marcas desenvolveram calçados para usar em hospitais, consultórios e cozinhas que representam melhor qualidade de vida para os profissionais da área. Seguindo alguns parâmetros: o solado não deve ser muito raso, tem que amortecer impacto, o ideal são solados de 2 á 3 centímetros acima do piso(pois esta altura ajuda a circulação), não deve apertar, deve ser feito de material flexível e permitir uma boa transpiração. Isso ajuda a manter a saúde do profissional, fazendo com que ele trabalhe melhor.
         
       Colaboradoras:  Camila de Barros Lima , Maria Raiza Tenório, Jéssica Vasconcelos e Amanda Cavalcante

Como manter uma boa postura enquanto você dirige


Você deve passar um bom tempo dentro do seu carro, seja a passeio ou indo e vindo do trabalho e se você não cuidar de sua postura durante este período o corpo pode sofrer um estrago diante de uma postura errada ao dirigir.
Pé apoiado no chão

Seu pé direito, que acelera o carro, tem de ficar com o calcanhar encostado no chão.
Se o pé que acelera não estiver com o calcanhar encostado no chão, sua perna vai ficar cansada muito mais rapidamente, principalmente nos músculos anteriores da coxa.


Joelho fora do banco



Na altura do joelho, suas pernas não podem ficar apoiadas sobre a borda do banco.


Caso isso ocorra, a parte inferior do joelho apertada contra o banco comprime nervos, artérias e veias dessa região, as conseqüências são dor, formigamento e inchaço na perna.






Cotovelos Semi-flexionados



Costas Inclinadas

As costas não podem ficar retas e nem muito deitadas. A posição ideal é um pouco inclinada para trás, com o tronco longe demais do volante, os braços ficam muito esticados e isso provoca dor no pescoço e nos ombros.



Rosto em linha reta
Para que seu pescoço ficar no lugar certo, o queixo não pode estar virado para cima nem para baixo, se o rosto estiver inclinado para trás, surgirão lesões na coluna cervical, além disso, os músculos do pescoço vão ficar cansados mais rapidamente. Portanto, se você cuidar de sua postura durante o trajeto em que dirige, estará se prevenindo de muitas complicações que pode afetar sua coluna como um todo.





Enviado por Fernanda Saskya e Anny Karoline Ferreira Araújo

DICAS DE POSTURAS PARA TRABALHADORES NO ESCRITÓRIO

Trabalhos manuais executados sentados ou em pé exigem bancadas, mesas ou escrivaninhas com altura compatível com o tipo de atividade.
 Os assentos necessitam de altura ajustável e encosto com formato levemente adaptado ao corpo para proteção da região lombar. O computador deve ter suporte para regulagem de altura. E o teclado, apoio para os pulsos.

Estas dicas irão ajudar nos fatores que contribuem para a compatibilidade entre os trabalhadores e seu trabalho.Inclui aspectos ergonômicos da estação, organização e no ambiente de trabalho.
A repetição de algumas atividades realizadas de forma errada pode causar sérios problemas articulares. As simples atividades do cotidiano precisam ser feitas de maneira correta.
Enviado por: Elena de Cássia Fragoso de Melo

Atletas de Final de Semana



Muitas pessoas não têm tempo para praticar exercícios durante a semana por dedicarem mais tempo ao trabalho, tornando - se uma bomba relógio, isso porque é necessário a prática regular e adequada para que o exercício seja seguro e eficaz.
“Quando o sistema cardiovascular é submetido a um esforço pelo qual a pessoa não está acostumada, instala-se uma situação de estresse agudo. A conseqüência é a liberação de uma grande quantidade de adrenalina na circulação, causando o aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca”, alerta o Dr. Moreira. São esses fatores que provocam a sobrecarga no músculo cardíaco e podem ocasionar o infarto agudo do miocárdio.
Dicas para uma atividade física adequada: Todo indivíduo antes de iniciar qualquer exercício mesmo que não sinta nada, deve no mínimo passar por uma avaliação e um eletrocardiograma (realizado por um cardiologista); Alongue sempre antes e depois do exercício; Procure uma alimentação saudável e beba bastante água; Use calçados e roupas adequadas; Use protetor solar. O exercício físico regular tem vários benefícios: como o controle da pressão de indivíduos hipertensos crônicos, diminuição dos níveis de glicemia e triglicerídeos do sangue e os índices de glicemias são melhorados.
Se você não tem tempo algum de fazer exercícios ao longo da semana, a dica é praticar nos finais de semana uma atividade mais moderada que traga benefícios à saúde, uma caminhada por exemplo. 
Colaboradoras: Stephanie Souza de Moura Santos e Larissa Taveiros da Silva

Novidades

Enviado por Luiz Arthur Omena

A influência do calor no trabalho

O calor excessivo pode ser considerado como um inimigo no nosso trabalho. Ele influi diretamente no nosso desempenho, fazendo com que o cansaço apareça precocemente, deixando-nos muito das vezes até irritado.
. O desequilíbrio crônico entre as perdas e a reposição ocasiona os seguintes sintomas: desidratação, cãibras, fadiga prematura, esgotamento, lesões da pele, baixa produtividade, intermação (temperatura do corpo superior a 40 graus C.).
Para minimizar efeitos do calor sobre nosso organismo é importante adorar alguns cuidados na exposição contínua, devendo observar as seguintes recomendações:
- Após algum tempo de trabalho em ambientes com incidência solar ou em ambientes confinados sem ventilação em épocas de muito calor, procurar descansar alguns minutos em locais mais ventilados e frescos. 
- Evite bebidas alcoólicas nas noites que antecedem uma jornada de trabalho em locais quentes. O álcool ingerido faz com que aumente ainda mais a necessidade de ingestão de água já deficiente nestes casos.
- Procure beber água o suficiente apenas para suprir suas necessidades fisiológicas.
- Procure ingerir algumas pitadas de sal de cozinha, contudo sem excesso, pois o sal provoca mais sede.
- Procure ir para o trabalho com as roupas limpas. As roupas sujas são menos ventiladas em função do suor, sujeira e outros produtos presentes.

Colaboradores: Everton Azevedo e José Barbosa Neto

Posturas Caixa Supermercado

Além de uma cadeira com altura ajustável e estofado macio, é necessário apoio para os pés, independentemente da cadeira.
Sistema com esteira eletromecânica, com comprimento de 2,70 metros, deve ser adotado para evitar que os operadores segurem mercadorias pesadas.
O empacotamento das compras não pode ficar a cargo dos operadores. 
A pesagem dos produtos só pode ocorrer se a balança estiver localizada a frente e próxima ao operador ou nivelada com a superfície do caixa.




Fonte de Pesquisa: http://www.cmqv.org

Alunas: Fernanda Omena, Ismaírys Gomes

Importância do alongamento durante o trabalho

Trabalhar horas sentado ou em pé proporciona não somente fadiga muscular e alterações posturais como também algumas patologias. A sobrecarga gerada na estrutura da coluna vertebral desenvolve lesões pelo esforço repetitivo sendo considerada então de risco se não houver cuidados como pausas para alongamentos ou atividades que oferecerão fortalecimento a musculatura.

Aprofundando um pouco mais na questão, segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia, Trabalhadores que passam tempo demais em suas escrivaninhas podem estar colocando sua vida em risco, pois podem desenvolver coágulos no sangue potencialmente fatais. Os pesquisadores descobriram que um terço dos pacientes que dão entrada em hospitais com trombose venosa profunda (TVP) são funcionários de escritórios que passam horas diante de um computador. O problema também é chamado de "síndrome da classe econômica" porque passageiros que passam muito tempo sentados em vôos de longa distância sem espaço para esticar as pernas são tidos como os mais expostos a desenvolvê-lo.A equipe da Nova Zelândia examinou uma amostra de 62 pessoas hospitalizadas com coágulos no sangue, e constatou que 34% haviam ficado sentadas à escrivaninha durante longos períodos.
O alongamento corporal traz muitos benefícios para a nossa saúde entre eleas:
- Melhora a qualidade de vida, combate o estresse;
- Tranquiliza e relaxa, aumenta a capacidade de concentração;
- Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais;
- Aumenta a autoestima, facilita os movimentos do dia-a-dia;
- Auxilia na reabilitação de problemas posturais, melhora o posicionamento da coluna vertebral;
- Diminui tensões e reduz os riscos de lesões;
- Ativa a circulação sanguínea, diminui dores musculares.

Jonatha Lucas dos Santos Santana e Ana Catarina de Lima Souza

A IMPORTANCIA DA BOA RESPIRAÇÃO

Uma boa respiração traz diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Respirar corretamente nutre o corpo e elimina toxinas, durante a inspiração o oxigênio passa pelas células, purifica a circulação e alimenta os músculos, na expiração, os gases que estavam estocados são liberados. Quando feita de forma correta, a respiração pode aliviar a tensão nervosa, melhorar a concentração e controlar os níveis de energia. No dia a dia, adotamos um padrão de respiração reduzido, isto é, não utilizamos toda a nossa capacidade respiratória, essa respiração superficial pode causar tensão no pescoço, na região das escápulas e músculos faciais e do maxilar. A respiração utilizada no Pilates atua como terapia, pois diminuímos o ritmo respiratório e aumentamos a profundidade da inspiração e da expiração trabalhando os músculos respiratórios, em particular o diafragma! Pessoas que sofrem de asma são beneficiadas com o trabalho respiratório, pois aprendem a trabalhar a respiração utilizando o diafragma e usando toda a capacidade respiratória. É um trabalho progressivo que deve ser feito também durante o dia a dia, uma boa forma de exercitar essa respiração é colocando as mãos sobre as costelas como mostra a foto. Ao inspirar suavemente (inspiração nasal) procure expandir as costelas lateralmente  deixando as mãos acompanhar o movimento das costelas, ao expirar (expirar pela boca!) procure deprimir as costelas como se tivesse um cinto apertando bem forte, diminuindo o diâmetro da sua caixa torácica! Durante esse exercício respiratório vamos tentar manter o abdomen e o peito praticamente imóvel, e muito cuidado para não tensionar os ombros!



Experimentem e desfrutem do prazer de uma boa respiração!!

Jonatha lucas dos Santos Santana e Ana Catarina de Lima Sousa

APRENDA A DORMIR BEM NA CAMA

Passamos uma boa parte de nossas vidas dormindo ou  repousando, de forma que devemos considerar as características do leito e as posições mais apropriadas para prevenir lesões na coluna. Se você sente dor no pescoço ou dor lombar, deve tomar cuidados redobrados com as posturas que adota ao dormir.


Uma posição que inicialmente se mostra confortável, se mantida por um tempo prolongado pode causar dor. A posição deitado de lado é a posição mais adequada para quem sofre de dores no pescoço e costas. A posição menos adequada é de bruços, pois aumenta a curva lombar e o pescoço fica torcido.









Mas não se aflija, é importante que durante a noite nós mudemos várias vezes de posição, pois como vimos anteriormente, a permanência por muito tempo em uma mesma posição pode ocasionar desconforto e dor. Um fator decisivo para uma boa noite de sono é relaxar, isto é, soltar as tensões dos músculos do corpo e agindo desta forma, você evitará agressões à sua coluna. Colaboradora: Juliani Pereira de Lima

OS 10 ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS

Iogurte - Carregado com nutrientes, como o cálcio construtor de ossos sadios, proteínas, vitaminas B e bactérias que auxiliam a ter um sistema imunológico saudável e colocam nosso trato gastro-intestinal na linha. Um grande alimento ou lanche portável e fácil de encontrar.
Aveia - É uma grande fonte de energia de longa duração, cheia de vitaminas e minerais benéficos para o coração (não somente um slogan, mas cientificamente comprovado).
Salmão - Mais rico em gorduras que os outros peixes, porém uma gordura que é essencial para nossa pele, cérebro, coração e artérias.
Legumes - São alimentos que provêm muita energia, vitaminas e minerais, assim como uma proporção quase igual de proteínas de qualidade incluídas na lista de alternativa para carnes. Legumes também contêm uma grande proporção de fibras solúveis e insolúveis, fitoquímicos que combatem doenças e, como a aveia, provêm energia de longa duração. 
Repolho - Repolho é um vegetal crucífero como brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas. Escolhi o repolho por causa da sua versatilidade. Vegetais crucíferos contêm vários fitoquímicos que combatem câncer, assim como vários outros nutrientes. Repolho pode ser comido inteiro ou cortado, cru ou cozido, e ainda pode ser adicionado a sopas, saladas e sanduíches.
Tomate - O tomate cozido recentemente recebeu fama por sua grande quantidade de licopeno, um fitoquímico que combate doenças e é especialmente conhecido por ajudar a combater o câncer de próstata. E, já que o tomate é tão popular, versátil, amplamente disponível por todo o ano.
Espinafre – A quantidade de ferropresente no espinafre não é facilmente absorvida por nosso organismo. Entretanto, o espinafre contém todos os fitoquímicos para saúde de nossos olhos. De fato, a retina em nosso olho contém a maior concentração de pigmentos fitoquímicos. Espinafre também possui grande quantidade de vitaminas B, então é bom para nosso coração, nervos e para o crescimento de novas células.
Batata doce - Cheia de amido, doce e carregada de carotenóides, vitamina C e vitaminas B, a batata tem apenas em torno de 120 calorias para cada 12 centímetros.
Pipoca - Com poucas calorias, muito pouca gordura (se estourada com ar quente), e ainda leva muito tempo para ser comida (bom para os que gostam de estar sempre comendo). Pipoca tem a maior quantidade de fibras para um alimento de lanche também.
Banana - a maioria das pessoas pensam que elas fazem engordar. Uma banana média tem em torno de 120 calorias e é carregada com potássio, vitamina C e amido. Bananas também são versáteis. Matam a fome ao serem adicionadas à salada de frutas ou ao cereal; fortificam um milk-shake; cabem em qualquer sacola. Coma uma na corrida ou então a compre num estande de frutas de rua.
Queijo cottage - o cottage é um bom substituto para o queijo de cabra na salada, ricota no prato de massas e o queijo no omelete. Ainda pode adicionar o queijo cottage à aveia ou fazer minha receita de salada com pouca gordura com ele. Queijo cottage é rico em proteína, cálcio, e quando escolhemos o tipo com pouca gordura temos uma grande fonte de laticínio rico em cálcio.   
Colaboradoras:Maria Alice Marinho e Heloar Feijó

FATORES QUE PODEM ELEVAR A SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NO SEU POSTO DE TRABALHO

1.É preciso gostar do que faz;
2. Planejar no início do dia as prioridades a serem cumpridas, com planejamento os serviços serão concluídos e no final do dia a sua autoestima ficará em alta;
3. Estabelecer limite para as horas de trabalho e se manter fiel a elas;
4. Antes de iniciar serviços mais longos, que exijam que se trabalhe até mais tarde. Pergunta-se se esta tarefa não poderia ser concluída no dia seguinte, durante o expediente, de forma mais eficaz;
5. Reconhecer os seus potenciais, limitações, pontos fortes e fracos, pois não existem perfeições;
6. Tratar bem os companheiros de trabalho;
7. Se aperfeiçoar nas atividades;
8. Colocar em prática o que aprendeu. De nada adianta fazer cursos e ir a eventos se isto não lhe traz resultados práticos;
9. Pensamento positivo, sempre. Quem é pessimista nunca conseguirá crescer como ser humano pelo fato de reagir negativamente a qualquer coisa nova;
10. Aprender a dizer “não” para não ultrapassar os limites;
11. Acostume-se a vencer as crises e a superá-las;
12. Realizar cada tarefa como se fosse à última coisa a se fazer na vida: “Ponha toda a tua alma, todo o teu ser e toda a tua vida no ato que estás praticando” (princípio Zen).





Fonte:
http://www.webartigos.com/articles/52255/1/Dicas-de-como-melhorar-a-qualidade-de-vida-no-trabalho/pagina1.html#ixzz1GfowMIU9

Colaboradoras:
LUMARA PECLLYSYA SANTOS LIMA
JILLANER CAMILA ALEXANDRE DOS SANTOS SILVA

El portátil en casa. Vodafone (The Laptop At Home) (O laptop em casa) enviado por Everton Azevedo e José Barbosa Neto