terça-feira, 15 de março de 2011

Links relacionados a qualidade de vida.

Teste de qualidade de Vida.
Boa postura é tudo!
Alongamento !

Enviado por: 
JILLANER CAMILA ALEXANDRE DOS SANTOS SILVA 
LUMARA PECLLYSYA SANTOS LIMA

Teste sua linguagem corporal

Acesse o link:

http://www.discoverybrasil.com/homeandhealth/tests/voce_sabe_ler_a_linguagem_corporal/index.shtml

Enviado por: Jéssica Costa de Vasconcelos
Amanda de Carvalho Rodrigues

A importância da coluna

Estima-se que quase 80% das pessoas sofrem com algum tipo de dor nas costas. Por isso, esse problema muitas vezes é encarado como algo corriqueiro e sem importância, Mais se considerarmos que a coluna vértebra é uma das estruturas mais nobres e fundamentais do corpo humano, fica fácil perceber que a dor nas costas é um problema extremamente serio. A coluna vertebral dá sustentação e flexibilidade ao tronco e é responsável pela proteção de grande parte do nosso sistema nervoso central, ou seja, medula espinhal, que processa e transmite as informações de movimento, como cansaço, dor e repouso para todo o corpo. Assim para manter saudável essa estrutura essencial, nada melhor do que descobrir como prevenir e tratar as dores nas costas.
A postura e os hábitos incorretos são os principais responsáveis pelos traumas na coluna, no inicio, as lesões são imperceptíveis, mas com a repetição dessas ações, inicia-se um processo de degeneração das estruturas da coluna, que causa fortes dores.
Hoje em dia é muito comum até mesmo as crianças queixarem-se de
dores nas costas, em muitos casos, o problema está relacionado á má postura, e com alguns cuidados simples e mudanças no estilo de vida, é possível prevenir o aparecimento da dor e até tratá-la. Mas atenção somente um médico especializado poderá diagnosticar o problema de saúde de seu filho e dar inicio ao tratamento mais adequado.
Em primeiro lugar, é preciso descobrir a causa da dor nas costa, e para isso, além do acompanhamento médico é importante que você observe o dia a dia de seu filho. Muitos atribuem a dor apenas à postura incorreta, o que não é verdade. Outros costumes podem influenciar diretamente na saúde da criança.
Em alguns casos usar
calçados inadequados, que em geral isso acontece com as meninas, por querer calçar sandálias de salto, ou então por não querer usar anatômicas, como é o caso das de madeira, ou simplesmente dormir em colchões inapropriados, sentar-se sem apoiar as costas na cadeira e as plantas dos pés no chão é outro erro. Assistir televisão por muito tempo deitado ou sentado também pode causar problemas na coluna e não esqueça que um dos maiores problemas é carregar mochilas pesada nas costas para ir a escola, ou mesmo ficar em frente ao computador, por muito tempo.
Esses costumes, por mais que pareçam corriqueiros, com o tempo podem causas fortes dor e em caso mais grave alteração no esqueleto, nos músculos e nos ligamentos, provocando deformação que irão se intensificar principalmente na adolescência.

Colaboradores: Bianor Caroso, Viviane Carvalho e Ana Caroline de Oliveira Santos

COMO TER UMA BOA DIETA A VÉSPERA DE UMA PROVA?

Na Véspera da prova
O dia anterior à prova é muito importante. A dieta da véspera não deve conter bebida alcoólica, cafeína em excesso (coca-cola, café, chocolate), frituras, alimentos condimentados. O carboidrato (pão, arroz, macarrão, batata) deve estar presente em todas as refeições, acompanhado de frutas, fontes de proteína como carnes magras e queijos e vegetais diversos. Na noite anterior, vale a pena usar o tradicional macarrão com molho de tomate.

Para quem vai realizar uma prova os principais conselhos são:
1- Evitar o refrigerante e preferir o suco natural;
2- Não experimentar alimentos novos ou desconhecidos;
3-Evitar alimentos em tendas ou pontos pouco confiáveis;
4- Não usar alimentos de fácil contaminação como maioneses, molhos e cremes;
5-Escolher um bom almoço que contenha carboidratos como arroz, carnes grelhadas (frango de preferência) e vegetais no vapor;·.

Colaboradores: Elizalvo Neto e Hallysson Menezes

O QUE É O BEM ESTAR?

O bem-estar é um processo ativo de equilíbrio que assenta sobre 3 pilares:

☺Físico - relacionado com a saúde do corpo, da mente e do meio ambiente no qual vivemos.

☺Material - O bem-estar material tanto é pessoal como o da sociedade à nossa volta. Isto significa que não é possível haver bem-estar se nós pudermos ter conforto material e os nossos vizinhos ou os nossos próximos viverem na penúria. No entanto, para podermos ter e desfrutar de bem-estar material temos o dever de contribuir e ajudar terceiros a melhorarem a sua qualidade de vida e bem-estar material.

☺Emocional - O bem estar emocional são os nossos relacionamentos. Estes são variados: família e amigos, profissional, com o Divino, com “outros” e, acima de tudo, conosco próprios.

Ao atingir o equilíbrio nestes três pilares, alcançamos a liberdade.

Repetindo a pergunta: “o que é o Bem-Estar?” podemos então defini-lo da seguinte forma: O bem-estar é um processo ativo de equilíbrio que assenta sobre um pilar físico, um pilar material e um pilar emocional que nos conduz à liberdade.

http://www.blogdobemestar.eu/o-que-e-o-bem-estar/


O paradigma do Estilo de Vida Ativa



“Paradigmas são as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência.”
 (Kuhn, 1997).

    Sabe-se que a tendência da sociedade é cada vez mais o sedentarismo. A tecnologia veio para facilitar a vida do homem, mais muitos adquiriram com essa evolução os maus hábitos. A atividade física é um fator primordial para a promoção de uma vida saudável e prevenção de doenças degenerativas. Dentro desse contexto, o interesse pela atividade física, estilo de vida saudável e qualidade de vida vem sendo valorizada pelos estudiosos em busca de promover a cada individuo a consciência da importância de mudar os hábitos, incluindo neste a pratica de atividades físicas para garantir uma melhoria no seu próprio bem estar.
    O paradigma do estilo de vida ativa é promovido no âmbito da Educação Física e Ciências do Esporte, no qual visa que cada indivíduo adquira o conhecimento e a consciência dos efeitos benéficos da atividade física, que não só melhorara a sua saúde, mais também seu rendimento no trabalho. Do ponto de vista psicológico, eleva a autoestima, produz mais confiança e tem efeito antidepressivo.
    Mais antes de começar a fazer qualquer atividade física, consulte o seu médico para saber o sei nível de aptidão física.

Colaboradoras: Emanuele Sarmento de Vasconcelos & Vívian Fernanda Leite da Silva













Qual o travesseiro Ideal?

O travesseiro muito alto levanta a cabeça e o travesseiro muito baixo aproxima a cabeça do colchão. Portanto, não existe um travesseiro ideal para todas as pessoas o travesseiro deve ser escolhido individualmente, e deve também estar adequado ao colchão. Lembrando que o travesseiro deve deixar a coluna em linha reta , como na foto abaixo.
É importante dormir bem para evitar dores no corpo. Evitando-se as dores melhor vai ser seu bem estar .





Colaboradores:
Hallysson Phylipe  Cardoso de Menezes
Elizalvo  Siqueira de Menezes Neto                                                                                                         

A qualidade de vida portanto, está diretamente ligada a prática regular de atividade física.

Algumas razões para praticar atividade física:
Emocionalmente ocorre uma melhora, a auto estima-aumenta diminuindo as emoções negativas;
O Sono melhora porque a prática de exercício físico auxilia na manutenção do peso corporal, contribuindo para que a pessoa durma melhor e tenha maior disposição vital;
Hipertensos (pessoas com pressão alta) o exercício físico reduz a pressão como um todo.
Aumenta o cálcio fortalecendo ainda mais os ossos.
Mantém os níveis de glicose sanguínea (glicemia) mais estáveis, diminuindo a fome;
A vida sexual melhora, pois o exercício físico faz com que você se sinta melhor com seu corpo, beneficiando sua performance sexual;


Colaboradoras:
JILLANER CAMILA ALEXANDRE DOS SANTOS SILVA 
LUMARA PECLLYSYA SANTOS LIMA

COMO ANDA SUA POSTURA CORPORAL NO TRABALHO?

Bom, primeiro precisamos investir naquela posição na qual passamos longos períodos do dia. Por exemplo: se você trabalha a maior parte sentada, é necessário que tenha uma cadeira adaptável. Assim ela deverá ter: encosto, o apoio de braço e a altura para os pés reguláveis, para que você consiga sentar com a coluna lombar bem apoiada, pés tocando o chão, fazendo um ângulo de 90º nos joelhos, pode-se, ainda, utilizar um apoio para os pés para fazer trocas constantes de posição e, assim, garantir uma atividade dos membros inferiores.
No computador, os punhos deverão estar na mesma altura do teclado.           
Os olhos deverão estar na altura do topo do monitor.                                                 
Para as mulheres vem o grande vilão!  O uso excessivo de sapatos com saltos altos causam problemas na circulação sanguínea, dificultando o retorno venoso, além de provocarem encurtamento de toda a cadeia muscular posterior do corpo, o que leva a dores, principalmente na região lombar da coluna vertebral. Uma dica é que as mulheres variem sempre o tipo de salto e, se possível, andem descalças algumas horas do dia.                                
Após um período de trabalho, vem o descanso. E é bom lembrar que a posição de dormir também é muito importante e deve ser, preferencialmente, de lado com um travesseiro numa altura adaptável entre o ombro e a cabeça. Evite dormir de bruços, pois esta é pior posição para a coluna.  Lembre-se sempre que prevenir é bem melhor que tratar a dor.
Colaboradores: Jobson Bezerra dos Santos e Marília de Carvalho Rodrigues

DICAS DE COMO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

As condições sociais psicológicas também são importantes para melhorar a qualidade de vida no trabalho, não apenas as condições físicas.
Periodicamente fazer um levantamento dos riscos de saúde dos funcionários;
Sempre respeitar o horário de trabalho;
No programa de instruções sobre a saúde: incluir os membros da família dos funcionários e aposentados;
Não fumar durante o período de trabalho;
Antes de iniciar o horário de trabalho incentivar os funcionários à prática de ginástica laboral;
Oferecer aos funcionários benefícios em academia, como uma bolsa;
Implantar jornais e/ou palestras sobre saúde e bem-estar físico;
Sempre manter as instalações limpas e adequadas para os seus funcionários;
Realizar campanhas educativas para conservar o meio organizacional;
Introduzir um espaço para leitura após o horário de almoço.

Colaboradoras:
JILLANER CAMILA ALEXANDRE DOS SANTOS SILVA

Colunas Revista PUBLICAR

Falando de Qualidade de Vida e Prevenção
Abdomem e Períneo


Olá! Estamos aqui para falar de dois temas muito importantes, o abdome e o períneo. Primeiro leia esta coluna munidos de fita métrica, logo você entenderá. Vamos iniciar pelo mais polêmico: O períneo.

Este assunto não é só para mulheres, afinal diferentemente do que pensam, homens também possuem períneo! Vamos a localização de cada um deles:


Para identificar os músculos pélvicos, a forma mais fácil é quando for urinar. Tente prender a urina e soltar várias vezes.
- Isso deve ser feito apenas para identificar os músculos. Na realização dos exercícios, a bexiga deve estar sempre vazia.
- Contraia e solte a musculatura rapidamente, enquanto solta o ar.
- Faça isto sempre que se lembrar, em momentos ociosos do dia, vendo novela, esperando pelo ônibus, assistindo aula, o que importa é se prevenir!

Quando o indivíduo tosse, espirra, carrega peso, esses músculos aumentam seu estado de tensão, suportando e dividindo as pressões com as paredes do abdome. Sendo assim precisamos de um trabalho em conjunto.

O períneo tem um papel importante na continência urinária e fecal, no parto e na relação sexual, impedindo as perdas não desejadas de urina ou fezes; auxiliando a expulsão do bebê no momento do parto e proporcionando maior percepção vaginal e participação ativa da mulher durante o ato sexual.

Nos homens, o reforço da musculatura perineal é de grande importância para o desenrolar de suas funções fisiológicas e para manter a força e a tonicidade desses músculos.

Vamos falar sobre o abdome:

Sussanah Constantine e Trinny Woodall, do Programa Esquadrão da Moda, no canal de tv a cabo People and Arts, conseguem driblar os problemas da relação cintura quadril com roupas apropriadas e muito estilo. No entanto, a saúde continua deixando a desejar e preocupando muita gente.

Pegue sua fita métrica e veja: se a sua Relação Cintura-Quadril for maior do que 90 cm no homem e 80 cm na mulher, então precisamos nos cuidar.

A simples medida da circunferência abdominal é um dos indicadores do risco de complicações da obesidade, sendo definida de acordo com o sexo da pessoa.
Veja a tabela:
Risco Aumentado
Risco Muito Aumentado
Homem
94 cm
102 cm
Mulher
80 cm
88 mc

Já se mediu? Está muito ruim? Então vamos prevenir!

Podemos trabalhar a musculatura abdominal e perineal baseando-se em técnicas do Pilates ou da Yoga. A primeira trata-se de um sistema de exercícios com finalidade de melhorar o alongamento, flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força. Já a segunda trata-se de uma filosofia de vida que nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamentos e percepção interior juntamente com fortalecimento do corpo físico e flexibilidade.






Profª Maria Carolina Garabini é fisioterapeuta e junto com seus alunos (Bianca Melo, Danielle Maria, Eduardo Miguel, Flávia Lanverly, Hulda Rafaela, Isabel Cristina, Karyna Heloisa, Luiz Carlos, Manuela Franco, Márcia Alyne, Mariane Tenório, Marillena Chiarelle, Nelcymar Constantino, Paula Rafaela e Sarah Maria) do sétimo período de fisioterapia da FAL- Faculdade de Alagoas, acredita que pequenos gestos fazem uma diferença enorme em nossas vidas.

Colunas Revista PUBLICAR

Falando de Qualidade de Vida e Prevenção
Alongue-se!

Para você que trabalha muito tempo sentado ou mesmo que tem um trabalho muito exaustivo, algumas práticas, poderão ajudar a ter um corpo mais saudável e uma mente mais equilibrada.?
 Você poderá fazer algumas destas posturas de alongamentos durante o dia, após uma reunião estressante, depois de ficar muito tempo sentado, etc. Procure parar de vez em quando para mudar o foco e relaxar. Para isso, desligue-se por 1 minuto do computador, feche os olhos e pense em coisas boas, num lugar que goste e alongue-se.

Alongue-se na cama! Isto tudo fará muito bem a você.
De manhã ao acordar agradeça por tudo que é e que tem.
Queira sempre melhorar como pessoa intelectualmente e moralmente.
Pense nos vícios e defeitos que precisa eliminar e nas virtudes a alcançar.
Vamos a algumas dicas importantes para a realização de alongamentos:


1. Mantenha a respiração profunda e devagar, sem prendê-la.
2. Concentre-se em relaxar ao máximo o corpo ao realizar os alongamentos.
3. Se sentir dor ao forçar muito, retorne uns milímetros, assim a postura será revigorante e proveitosa.
4. Se estiver com pressa faça com calma dois alongamentos, qualidade é mais importante que quantidade.

Permaneça em cada postura por pelo menos 20 segundos, respirando de forma suave

Profª Maria Carolina Garabini é fisioterapeuta e junto com suas alunos (Fabiana Calheiros Gláucia de Souza, Tereza Cristina, Michelle Beatriz e Juliana ) do sétimo período turma 2007-1 de fisioterapia da FAL- Faculdade Estácio de Alagoas, acredita que pequenos gestos fazem uma diferença enorme em nossas vidas.

Colunas Revista PUBLICAR

Falando de Qualidade de Vida e Prevenção
Stress


Falando de Qualidade de Vida e Prevenção Stress
Em algum momento das nossas vidas, vivenciamos o stress. Alguns o sentem pelo excesso de atividades, outros pela falta desta. Porém, o stress em demasia pode trazer prejuízos a nossa saúde.Mas o que fazer para dosar esse vilão? Bem, é aconselhável tomarmos algumas atitudes que melhorem a nossa qualidade de vida e acabe com esse inimigo-íntimo.
  1. Respire: Inspire profundamente então pare, depois solte o ar o mais longamente possível. Respirar reduz o stress a níveis mínimos, respirar corretamente alivia a tensão.
  2. Invista em você antes que seja tarde, Reconheça seus Limites. Não há nada melhor do que fazer o que se gosta. Quantas vezes ao dia você pára para pensar como sua vida anda? Ou quanto tempo você gasta com você? Geralmente levamos uma vida tão corrida e estressante que não temos tempo para relaxar.Tenha uma atividade extra que o divirta, que sirva como válvula de escape.
  3. Aprenda a livrar-se da tendência de querer fazer todas as coisas ao mesmo tempo, Compartilhe seu Stress. Converse com um amigo sobre seus problemas e preocupações, ele pode ajudar você a aliviar suas tensões e auxiliá-lo a encontrar uma solução.
  4. Para acabar com a sensação de insatisfação, insônia e depressão: Organize-se: Faça uma lista das suas tarefas e execute-as pela ordem de importância.
  5. Pratique Atividade Física, tenha um pouco de Lazer, saiba dividir seu tempo. Cuide-se,para não sobrecarregar seu corpo e sua mente com atividades desnecessárias.
  6. Seja Participante: Ficar isolado pode trazer frustração. Tente manter um bom convívio social.
  7. Relaxe: Esqueça por alguns momentos da sua agenda, dos compromissos e das preocupações. Permita-se o prazer de apenas ser. Às vezes é necessário parar e fazer o que você gosta. Ouça uma boa música, cante,tome atitudes simples na vida.
  8. Aceite Errar: é interessante ser flexível, nem sempre estamos certos.
  9. Alimente-se de forma mais saudável: Alterne refeições líquidas com sólidas, alimentos pesados precisam de muita energia para a digestão, diminua-os ou dispense-os. Muitas vezes você pensa estar com fome quando na verdade está com sede. Tente fazer uma alimentação mais saudável, não apenas por estética mas por qualidade de vida.
Cuide-se!
Respeite-se!
Ame o que você faz e faça-o com amor, assim a vida pode te levar para novos caminhos mais desafiadores.
Um grande abraço e até a próxima.


Profª Maria Carolina Garabini é fisioterapeuta e junto com seus alunos (Andreza Costa,Bruna Ribeiro,Daniele Medeiros, Denílson Silva, Larissa Carvalho, Luciane Sacramento, Lucymilla Kriesten e Paulini Cedrim)do sétimo período turma B 2007-1 de fisioterapia da FAL- Faculdade de Alagoas, acredita que pequenos gestos fazem uma diferença enorme em nossas vidas.


Colunas Revista PUBLICAR

Falando de Qualidade de Vida e Prevenção
O Sentar Dinâmico


Para as pessoas que permanecem algumas horas na mesma posição, qualquer desconforto gera um déficit de atenção. Precisamos entender que o nosso corpo não foi concebido para ficar estático, e que o ato de sentar deve se tornar o mais dinâmico possível.

As pessoas que permanecem durante muito tempo em ambientes informatizados acabam assumindo posturas que serão prejudiciais à sua saúde. Estas posturas podem desenvolver a médio e longo prazo, lombalgias, varizes, inchaço nas pernas e pés, além de dor nos joelhos e coxas. As dores nas costas, atualmente, são as maiores fontes de queixas e da queda de produtividade no trabalho.

Dicas de como prevenir posturas erradas e dores físicas:
·  Utilize as regulagens da cadeira sempre ao seu favor, fazendo com que o corpo fique confortavelmente instalado para suportar a jornada de trabalho.
·  Se tiver que permanecer sentado por muito tempo, de vez em quando mexa os pés como se estivesse pedalando uma máquina de costura
·  Os pés devem estar completamente apoiados no chão; se necessário utilize um apoio.
·  O corpo de formar ângulos de 90º a 100º em todas as articulações, lembre-se o sentar deve ser o mais dinâmico possível.
·  O assento deve apresentar depressões para evitar que o peso das pernas pressione os vasos sanguíneos, estrangulando-os.

Mude sua posição de sentar-se tão freqüentemente quanto possível (especialmente inclinando-se para frente e para trás);
Prefira cadeiras com apoio de braços para digitação

Existem no mercado ótimas soluções para adaptar sua cadeira seja a do trabalho ou a de casa, para o sentar ideal. O assento Doutor Coluna, entre outros que existem no mercado, são indicados e  se adaptam a qualquer cadeira.

Profª. Maria Carolina Garabini é fisioterapeuta e junto com seus alunos (Ana Kelly, Emmanuela Lessa, Ivana Leão, Katianne Coutinho, Stéphanie Kelly, Kissia Costa e Renato da Silva) do sétimo período de fisioterapia da FAL-Faculdade Estácio de Alagoas turma 2008-1, acredita que pequenos gestos fazem uma diferença enorme em nossas vidas.




Colunas Revista PUBLICAR


Falando de Qualidade de Vida e Prevenção
Reflexologia


A reflexologia é uma arte suave que tem como meta a harmonia do corpo atuando em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual, através de massagens na sola dos pés. Esta técnica de tratamento milenar, tem como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças: congestão, inflamação e tensão, relacionando pontos específicos dos pés com todos os órgãos.
 Quando você chega cansado em casa, depois daquele dia de trabalho, uma das primeiras coisas que você deve faze é retirar os sapatos. Com esta atitude você está descarregando energias negativas, além de massagear os pés. O próprio peso, o sedentarismo e o não andar descalço podem contribuir para a formação de cristais em pontos específicos dos pés, que impedem o livre fluxo da circulação provocando as doenças. Com a eliminação destes cristais o indivíduo se torna mais saudável.
 Os pés são riquíssimos em terminações nervosas, possuindo cerca de 7.200. Estas terminações nervosas se comunicam com o cérebro através de canais que informam o pleno funcionamento de cada órgão específico do corpo, é o que chamamos de zonas reflexas. Devido à grande quantidade de sangue que passa pelos pés, podem ocorrer obstruções entre os 26 ossos dos pés, que coincidiriam com as Zonas reflexas do Corpo. Para explora-la melhor, usamos o mapa que contêm as regiões reflexas dos pés, imprima este mapa.










Com disposição, você mesmo pode realizar esta massagem reflexa: 
• Caminhar de pés descalços na areia, grama, pedras, ou até mesmo no chão da sua casa são soluções simples para este problema.
• Outra maneira fácil é colocar em uma bacia várias bolinhas de gude, um pouco de água morna e, se desejar, ervas, sal grosso, óleo aromático. Deixe seus pés submersos e movimentando-os com uma leve pressão sobre as bolinhas.
• Outra dica é ter sempre uma bolinha de tênis no local de trabalho, ela é leve não ocupa espaço, podendo ser até mesmo carregada dentro da bolsa. Utilize-a para se auto massagear, o alívio é imediato.
Na dúvida faça uma experiência, massageie apenas um pé e observe a diferença em relação ao outro não massageado. Assim você pode aprender a conhecer melhor o seu corpo, melhorar seu bem estar, qualidade de vida e disposição sem nem ao menos precisar sair de casa, ou gastar dinheiro com equipamentos que, talvez, acabe não usando.
"Seus pés caminham sobre a terra e através deles o seu espírito se une ao universo. Os nossos pés são o nosso contato com a terra e com as energias que fluem através dela" (Pensamento dos índios Cherokees, que utilizavam os pontos reflexos no processo de cura de doenças)

Profª Maria Carolina Garabini é fisioterapeuta e junto com seus alunos (Amara Rejane, Olga Lylianne, Kelly Cristine, Regina Mendonça, Renata de Melo e Rosane Escobar) do sétimo período de fisioterapia da FAL- Faculdade Estácio de Alagoas turma 2009-2, acredita que pequenos gestos fazem uma diferença enorme em nossas vidas.




Colunas Revista PUBLICAR

Falando de Qualidade de Vida e Prevenção
Respiração


Esta coluna tem o objetivo de informar que através de gestos simples e despretensiosos, você pode criar situações que podem fazer com que sua vida seja mais "sentida".
Sim, isso mesmo, sentida, conectando você ao mundo que o rodeia, começando pelo seu corpo e bem-estar.
Eu, professora Maria Carolina, e mais sessenta e dois alunos do sétimo período de Fisioterapia, da disciplina de Ergonomia e Preventiva, traremos para vocês todos os meses algumas dicas de como viver melhor com seu corpo e sua mente, pois mente em paz ajuda a prevenir doenças, acelera a recuperação física e até cura.
E onde entra a Fisioterapia nisso? Afinal de contas, prevenção é assunto de quem não tem nada, ou melhor, quase nada. Pois bem, preocupados com o sedentarismo que assola a humanidade estamos nos preparando para oferecer à comunidade e aos alunos da FAL, experiências do corpo que serenam a mente, através de aulas semanais com dicas de relaxamentos e auto-massagens, respiração, posturas que acalmam, e vivências de situações simples que podem fazer uma diferença na sua vida.
Por que falar em qualidade de vida? Como chegamos até ela?
Bem, qualidade de vida é uma sensação íntima de conforto, bem-estar ou felicidade no desempenho de funções físicas, intelectuais e psíquicas dentro da realidade da família, do trabalho e dos valores da comunidade à qual o indivíduo pertence. Enfim, qualidade de vida é o que cada um de nós pode considerar como importante para viver bem.
Estudos científicos mostram que a qualidade de vida afeta a saúde; por conseguinte, a saúde tem forte influencia na qualidade de vida. Portanto, é fundamental considerar a contribuição tanto da saúde quanto dos fatores sociais na qualidade de vida do ser humano.
Sabe aquela história de que quando você está com a cabeça muito quente, nervoso, o melhor a fazer é contar até dez? Sábios ditos populares! Este contar até dez nada mais é do que respirar, e quando respiramos acontece algo mágico, a mente acalma, voltamos para dentro de nós mesmos e buscamos o equilíbrio, o que nos permite entrar em contato com nosso estado de serenidade.
Para aprimorar esses momentos, o ideal é você sentar-se sob os ísquios,(sabe aqueles ossinhos que temos de cada lado do quadril?), então mantenha a coluna sobre eles e a cabeça alinhada com a coluna, pronto! Conte até os mesmos dez, mas com este detalhe a diferença se fará presente. E já que você se acalmou,respire mesmo, com vontade, coloque as mãos na altura das últimas costelas e sinta-as se abrindo como se fossem um leque. Ah, agora sim.
Françoise Méziére, a mãe do método de cadeias musculares, criado na França, dizia que nós respiramos com parcimônia, como se morássemos em uma casa imensa e freqüentássemos apenas a cozinha, então abra seus pulmões acalme sua mente, conte até dez sentado sob os ísquios, sinta as últimas costelas se abrindo e o ar entrando lá na base dos pulmões muitas vezes tão esquecida. Sentiu?! Então agora passe a utilizar todos os cômodos desta imensa casa que é o nosso corpo, simplesmente respirando com intensidade.

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro.

"Quando nos voltamos para a simplicidade de pequenos atos da vida, eis então que a própria se manifesta com mais intensidade e esplendor" (Flávio Kubagawa)

Profª Maria Carolina Garabini é fisioterapeuta e junto com seus alunos do sétimo período de fisioterapia da FAL- Faculdade Estácio de Alagoas turma 2009-2, acredita que pequenos gestos fazem uma diferença enorme em nossas vidas.

Marcador de Livros

Este trabalho "é das antigas" elaborado por alunos do 7P turma 2009-1, para a participação no estante Núcleo de Bem Estar do XII CONORH.
Saudades de todos!