terça-feira, 15 de março de 2011

Colunas Revista PUBLICAR

Falando de Qualidade de Vida e Prevenção
Abdomem e Períneo


Olá! Estamos aqui para falar de dois temas muito importantes, o abdome e o períneo. Primeiro leia esta coluna munidos de fita métrica, logo você entenderá. Vamos iniciar pelo mais polêmico: O períneo.

Este assunto não é só para mulheres, afinal diferentemente do que pensam, homens também possuem períneo! Vamos a localização de cada um deles:


Para identificar os músculos pélvicos, a forma mais fácil é quando for urinar. Tente prender a urina e soltar várias vezes.
- Isso deve ser feito apenas para identificar os músculos. Na realização dos exercícios, a bexiga deve estar sempre vazia.
- Contraia e solte a musculatura rapidamente, enquanto solta o ar.
- Faça isto sempre que se lembrar, em momentos ociosos do dia, vendo novela, esperando pelo ônibus, assistindo aula, o que importa é se prevenir!

Quando o indivíduo tosse, espirra, carrega peso, esses músculos aumentam seu estado de tensão, suportando e dividindo as pressões com as paredes do abdome. Sendo assim precisamos de um trabalho em conjunto.

O períneo tem um papel importante na continência urinária e fecal, no parto e na relação sexual, impedindo as perdas não desejadas de urina ou fezes; auxiliando a expulsão do bebê no momento do parto e proporcionando maior percepção vaginal e participação ativa da mulher durante o ato sexual.

Nos homens, o reforço da musculatura perineal é de grande importância para o desenrolar de suas funções fisiológicas e para manter a força e a tonicidade desses músculos.

Vamos falar sobre o abdome:

Sussanah Constantine e Trinny Woodall, do Programa Esquadrão da Moda, no canal de tv a cabo People and Arts, conseguem driblar os problemas da relação cintura quadril com roupas apropriadas e muito estilo. No entanto, a saúde continua deixando a desejar e preocupando muita gente.

Pegue sua fita métrica e veja: se a sua Relação Cintura-Quadril for maior do que 90 cm no homem e 80 cm na mulher, então precisamos nos cuidar.

A simples medida da circunferência abdominal é um dos indicadores do risco de complicações da obesidade, sendo definida de acordo com o sexo da pessoa.
Veja a tabela:
Risco Aumentado
Risco Muito Aumentado
Homem
94 cm
102 cm
Mulher
80 cm
88 mc

Já se mediu? Está muito ruim? Então vamos prevenir!

Podemos trabalhar a musculatura abdominal e perineal baseando-se em técnicas do Pilates ou da Yoga. A primeira trata-se de um sistema de exercícios com finalidade de melhorar o alongamento, flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força. Já a segunda trata-se de uma filosofia de vida que nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamentos e percepção interior juntamente com fortalecimento do corpo físico e flexibilidade.






Profª Maria Carolina Garabini é fisioterapeuta e junto com seus alunos (Bianca Melo, Danielle Maria, Eduardo Miguel, Flávia Lanverly, Hulda Rafaela, Isabel Cristina, Karyna Heloisa, Luiz Carlos, Manuela Franco, Márcia Alyne, Mariane Tenório, Marillena Chiarelle, Nelcymar Constantino, Paula Rafaela e Sarah Maria) do sétimo período de fisioterapia da FAL- Faculdade de Alagoas, acredita que pequenos gestos fazem uma diferença enorme em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário