domingo, 15 de maio de 2011

Curiosidades do Japão: Reciclagem de Lixo em Odaiba - Tokyo

Barcelona usa sistema subterrâneo para descartar lixo

icas

Série de Artigos da Revista LANCET

Uma série de estudos feita pela revista científica britânica Lancet sobre a saúde dos brasileiros sugere que governo amplie gastos na área, melhore a infraestrutura para reduzir a elevada dependência de serviços privados e reforce as ações para o combate à obesidade e à dengue. Os cientistas destacam a necessidade de ampliar o controle de propagandas de alimentos infantis, tabaco e outros produtos potencialmente prejudiciais, como álcool e refrigerantes com açúcar.
Preparado por um grupo de 29 pesquisadores brasileiros, o trabalho mostra - por meio da análise de uma série de estudos e dados estatísticos -que, embora o acesso da população brasileira aos serviços de saúde tenha aumentado, a qualidade do atendimento em muitas áreas ainda é ruim. Gastos públicos são menores que o ideal e, apesar do sucesso alcançado no controle de algumas doenças infecciosas, o País fracassou no controle da dengue e da leishmaniose.
Mesmo o programa de aids, sempre alvo de referências elogiosas, é visto como uma estratégia que precisa ser aprimorada - sobretudo com o aumento de recursos para diagnóstico e tratamento em municípios de pequeno e médio porte.
Entre os sucessos destacados pela série está a redução da mortalidade infantil, a interrupção da transmissão da doença de Chagas pelo inseto, a queda no índice de mortes por diarreia e cólera e o controle da doenças pelo uso de vacinas. Também é destacada a redução das infecções por hepatite A e B. 

Vídeo Hidroterapia uma abordagem cinesiológica.

O vídeo está dividido em  7 partes:
http://www.youtube.com/user/mendeslo?feature=mhum#p/u/6/-WO-PrmiloM
http://www.youtube.com/user/mendeslo?feature=mhum#p/u/5/vAlUSDdkkC8
http://www.youtube.com/user/mendeslo?feature=mhum#p/u/4/GBR0Cc-OOik
http://www.youtube.com/user/mendeslo?feature=mhum#p/u/3/dRFFqLrPc90
http://www.youtube.com/user/mendeslo?feature=mhum#p/u/2/MeWbEvkCUVg
http://www.youtube.com/user/mendeslo?feature=mhum#p/u/1/R1igSY9ML58
http://www.youtube.com/user/mendeslo?feature=mhum#p/u/0/qjTTXeJwWPE

Ballet como possível recurso terapêutico na Fisioterapia

http://www.fisioweb.com.br/portal/artigos/categorias/50-art-variedades/1178-as-concepcoes-do-bale-como-possivel-recurso-terapeutico-na-fisioterapia.html

Enviado pela aluna: Edneide Alves

Gorduras: vilãs da saúde?

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=875&sid=8

Enviado pelo aluno: Daniel Azevedo Gusmão do Nascimento.

Exercícios na cadeira enquanto trabalha!

http://cheiodemarra.blogspot.com/2011/04/gymygym-exercicios-enquanto-trabalha.html

Link enviado pelo aluno: Luiz Arthur Souto Omena.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS INTERFEREM NA SAÚDE DO TRABALHO

Numa boa respiração ocorre trocas gasosas (o CO2 é liberado e substituído por O2). Se não ocorre uma boa perfusão de oxigênio (O2 para os órgãos e tecidos) o indivíduo pode apresentar falta de ar (dispnéia) e com isso grande prejuízos cognitivos, como manter-se em estado de alerta e concentração, que são essenciais para a execução das atividades do trabalho.
 Doenças respiratórias como: resfriados, gripe são muito comuns em épocas mais frias do ano; algumas outras doenças também podem ocorrer independentes do clima: asma e renite alérgica.  Mas estas últimas podem ser evitadas:
*      Se for ligar o ar condicionado do carro, evite direcioná-lo sobre os passageiros, porque a altura do ar condicionado é a mesma do escapamento de alguns carros; evite, então, de contaminar-se com os poluentes emitidos pelos carros;
*      Alimente-se adequadamente, comendo verduras e frutas, para fortalecer o sistema imunológico;
*      Evite se expor a poeira, pelos de animais e de bichos  de pelúcia;
*      Evite grandes esforços físicos quando possíveis, podem desencadear crise asmática;
*      Evite qualquer contato com o agente agressor que lhe proporcione reações alérgicas exacerbadas.
E não esqueça, se você apresentar crises asmáticas, procure o médico. Se você já tem em mãos os remédios prescritos pelo médico, tome-os em horários estipulado pelo médico e procure ter hábitos saudáveis.
 Enviado pela aluna:VIVIANE DEODATO COSTA

A ERGONOMIA NO CICLISMO

Uma das atividades físicas mais antigas, desde o século passado, e também uma das mais prazerosas é andar de bicicleta.
Andar de bicicleta, como qualquer atividade aeróbica, faz liberar hormônios relacionados ao prazer, além de seu poder ansiolítico (contra a ansiedade). Mas apesar de nos parecer uma atividade simples e porque não, lúdica; devemos ter alguns cuidados.
Você sabia que a maioria dos traumas e quedas de bicicleta, pode gerar lesões ortopédicas e que as primeiras partes do nosso corpo a tocar no chão são: rosto, mãos e braços? 
Foi pensando em sua segurança que este blog lhe oferece dicas para um maior conforto:
*      Use sempre luvas, cotoveleiras e capacete;
*      Ajuste a bicicleta (selim) de modo que seus joelhos não fiquem muito flexionado (prevenindo lesões de joelho);
*      Quando comprar uma bicicleta, verifique se o guidão está muito baixo, fazendo você ficar com a cabeça muito baixa (prevenir dores no pescoço-cervicais);
*      Escolha uma bicicleta que não tenha o selim pontudo e desconfortável, porque pode dificultar a irrigação sanguínea para a genitália.
E não esqueça a prática de atividade física associada à boa postura trazem relevantes benefícios ao nosso organismo.

 Enviado pela aluna: VIVIANE DEODATO COSTA

Benefícios do Chocolate

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?686

Enviado pela aluna: Olívia Rodrigues

Efeitos da Cafeína

cafeína é um estimulante usado para fornecer um aporte concentrado de energia, ou na tentativa de combater a fadiga, ao estimular o sistema nervoso central. O que a maioria das pessoas não tem conhecimento é que a cafeínamobiliza a gordura para sua utilização como fonte de energia. Isso é uma ótima notícia se você se exercita com o objetivo de reduzir gordura. A cafeína é um componente de muitos suplementos estimulantes e para perda de peso.
Sabe-se que a cafeína melhora a performance, aumenta a força e a energia disponível. Seus efeitos estimulantes aprimoram o foco, a concentração e os níveis de energia. Isso é especialmente benéfico antes de uma competição ou treinamento. A cafeína inibe o apetite e ajuda na utilização da gordura como combustível, por causa disso ela é quase sempre um ingrediente presente em produtos para emagrecimento.
Consumir cafeína antes de se exercitar pode realmente ajudar o corpo a usar os ácidos graxos (gordura) como combustível. Isso não apenas significaria que teríamos mais energia disponível para trabalhar mais intensamente, mas também indicaria que depósitos de gordura estão sendo queimados para se obter aquela energia. Em outras palavras, acafeína pode tornar os exercícios ainda mais eficazes em relação à queima de gordura e ainda proporcionar aos músculos a energia extra para ir um pouco mais longe.

cafeína é chamada de agente termogênico porque ela ajuda a acelerar nosso metabolismo ou a velocidade que nosso corpo queima calorias. A cafeína parece estimular as glândulas adrenais a liberar os hormônios epinefrina, norepinefrina (ou seja, adrenalina) e dopamina (mensageiro do cérebro), que em troca aumentam a perda de gordura, a energia, a resistência e a clareza mental. É claro que uma dose de bom senso é sempre importante quando tratamos decafeína ou qualquer outro estimulante. Tudo em excesso atrapalha. 

De fato, a cafeína comprovou ser uma ajuda valiosa para aumentar a perda de gordura, dar uma carga de energia e ajudar os atletas a alcançarem altos níveis de performance.
Enviado pelo aluno: Luiz Arthur Souto Omena.

Panturrilha é o segundo coração.

http://g1.globo.com/videos/bem-estar/v/panturrilha-e-o-segundo-coracao/1472043/#busca=varizes

Link enviado pelas alunas:
Jéssica Costa de Vasconcelos
Amanda Cavalcante da Silva