terça-feira, 15 de março de 2011

Colunas Revista PUBLICAR

Falando de Qualidade de Vida e Prevenção
Stress


Falando de Qualidade de Vida e Prevenção Stress
Em algum momento das nossas vidas, vivenciamos o stress. Alguns o sentem pelo excesso de atividades, outros pela falta desta. Porém, o stress em demasia pode trazer prejuízos a nossa saúde.Mas o que fazer para dosar esse vilão? Bem, é aconselhável tomarmos algumas atitudes que melhorem a nossa qualidade de vida e acabe com esse inimigo-íntimo.
  1. Respire: Inspire profundamente então pare, depois solte o ar o mais longamente possível. Respirar reduz o stress a níveis mínimos, respirar corretamente alivia a tensão.
  2. Invista em você antes que seja tarde, Reconheça seus Limites. Não há nada melhor do que fazer o que se gosta. Quantas vezes ao dia você pára para pensar como sua vida anda? Ou quanto tempo você gasta com você? Geralmente levamos uma vida tão corrida e estressante que não temos tempo para relaxar.Tenha uma atividade extra que o divirta, que sirva como válvula de escape.
  3. Aprenda a livrar-se da tendência de querer fazer todas as coisas ao mesmo tempo, Compartilhe seu Stress. Converse com um amigo sobre seus problemas e preocupações, ele pode ajudar você a aliviar suas tensões e auxiliá-lo a encontrar uma solução.
  4. Para acabar com a sensação de insatisfação, insônia e depressão: Organize-se: Faça uma lista das suas tarefas e execute-as pela ordem de importância.
  5. Pratique Atividade Física, tenha um pouco de Lazer, saiba dividir seu tempo. Cuide-se,para não sobrecarregar seu corpo e sua mente com atividades desnecessárias.
  6. Seja Participante: Ficar isolado pode trazer frustração. Tente manter um bom convívio social.
  7. Relaxe: Esqueça por alguns momentos da sua agenda, dos compromissos e das preocupações. Permita-se o prazer de apenas ser. Às vezes é necessário parar e fazer o que você gosta. Ouça uma boa música, cante,tome atitudes simples na vida.
  8. Aceite Errar: é interessante ser flexível, nem sempre estamos certos.
  9. Alimente-se de forma mais saudável: Alterne refeições líquidas com sólidas, alimentos pesados precisam de muita energia para a digestão, diminua-os ou dispense-os. Muitas vezes você pensa estar com fome quando na verdade está com sede. Tente fazer uma alimentação mais saudável, não apenas por estética mas por qualidade de vida.
Cuide-se!
Respeite-se!
Ame o que você faz e faça-o com amor, assim a vida pode te levar para novos caminhos mais desafiadores.
Um grande abraço e até a próxima.


Profª Maria Carolina Garabini é fisioterapeuta e junto com seus alunos (Andreza Costa,Bruna Ribeiro,Daniele Medeiros, Denílson Silva, Larissa Carvalho, Luciane Sacramento, Lucymilla Kriesten e Paulini Cedrim)do sétimo período turma B 2007-1 de fisioterapia da FAL- Faculdade de Alagoas, acredita que pequenos gestos fazem uma diferença enorme em nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário