domingo, 20 de março de 2011

Qualidade de vida no trabalho

A Qualidade de Vida no trabalho é uma conseqüência da compreensão comprometida e abrangente das condições de vida no trabalho, incluindo aspectos como bem-estar social, saúde, segurança e capacitação sendo uma poderosa arma de competitividade do mercado, melhorando o desempenho e a produtividade além do aumento da confiabilidade do cliente. A Qualidade é complexa, sendo a busca permanente da auto-superação e do contínuo aperfeiçoamento englobando além dos serviços, produtos e pessoas, um Planejamento pré-estabelecido não se limitando apenas aos avanços tecnológicos, mas a recursos humanos capacitados, treinados, liderados, motivados e conscientes de suas responsabilidades, exigindo comprometimento dos mesmos nas alterações da cultura organizacional e, com isso, participação efetiva do trabalhador.
A busca continua da qualidade pelas organizações contemporâneas como estratégia de sobrevivência no mercado provoca muitas vezes um esquecimento principal de seus colaboradores, sua vida e felicidade. A qualidade de Vida no trabalho demonstra que os colaboradores devem ser vistos como detentores de merecida importância pela instituição que envolvidos em diversos níveis, são abordados como parceiros e, não mais como recursos humanos, mas integrando indivíduos à organização de forma harmoniosa, mantendo sua integridade física e mental, valorizando-o como pessoa, considerando fatores psicológicos, políticos, econômicos e sociais do trabalhador.

O mercado está mudando e os profissionais também. No passado, a visão que o colaborador tinha da empresa era de benfeitora, de uma instituição que garantia seu sustento independente de seu desempenho profissional. Isso acabou. Na dinâmica do mercado atual, a empresa deve ser vista como o meio do colaborador transformar suas competências em valor, mas isso só acontece quando existe uma conscientização pela qualidade em cada aspecto de sua vida e trabalho. São pessoas que se sentem como investidores, sabendo que só obterão retorno se a empresa onde investem sua vida e seu trabalho tiver sucesso em um mercado cada vez mais exigente.
Tópicos:
- Valorizar a pessoa, profissão e atividade do profissional
- Desenvolver um pensamento estratégico de mercado em cada colaborador
- Estimular o pensamento criativo
- Aprimorar o relacionamento pessoal e o trabalho em equipe
- Melhorar sua comunicação e o relacionamento com colegas, fornecedores e clientes- Gerenciar a própria carreira e enxergar seu trabalho como investimento
Muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva.
 “O meu bem-estar está intimamente ligado ao que se cria ao meu redor. Na vida somos fiéis depositários de tudo que ela nos oferece. Só é nossa propriedade o que deixamos para alguém e que constrói ou transforma esta pessoa".
Mudanças – Uma das formas de se obter esta harmonia, nos dias de hoje, é gerenciar a própria carreira, uma tendência que começa a se firmar no mercado de trabalho. Manter um equilíbrio entre as necessidades da empresa e dos colaboradores. A qualidade de vida no ambiente profissional é sinônimo de bom trabalho realizado com prazer. 
Enviado por: ANA CATARINA DE LIMA SOUZA E JONATHA LUCAS DOS SANTOS SANTANA

Um comentário:

  1. Muito importante esta postagem no Blog, pois mostra o quanto hoje o trabalhador é mais valorizado e lembrado não só como aquele que que impulsiona a empresa, mas também como colaborador e criador de ideias.

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