domingo, 12 de junho de 2011

ALÉM DO POLEGAR Braga Jr. (Professor Fit Arena)

As pessoas do nosso tempo utilizam mais o polegar do que qualquer outra parte do corpo. Vamos imaginar um personagem chamado Xico. Uma pessoa altamente sedentária que passa o dia inteiro vendo TV e zapeando os canais com seu pequeno polegar. Este, por sua vez, será a única parte de seu corpo que continuará em manutenção e evolução. Imagine ainda se Xico só fizer isso a vida inteira, sem se exercitar. Acabaria ficando com um corpo flácido sustentando um super dedo. Agora reflita: como seria a vida de Xico sem o controle remoto?
Como sabemos, alguns benefícios do controle remoto são: ligar/desligar, mudar o canal e aumentar o volume sem que haja necessidade de se levantar e andar até a televisão. Agora imagine se cada vez que houvesse intervalo no programa nosso amigo levantasse para procurar outro canal ou para abaixar o volume. Isso já faria grande diferença na vida de Xico. Então, você pode pensar: será que isso faria mesmo diferença?
Acredito que sim e explico: os atos de sentar e levantar são movimentos funcionais muito importantes para uma vida motora de qualidade. Quando não nos movemos a tendência natural é a perda de funcionalidade, também conhecida como involução. No movimento de agachar (sentar-levantar) utilizamos os músculos da região lombar, da coxa e do quadril não os deixando atrofiar. Com o passar dos anos, ficando parado, Xico teria um decréscimo nos níveis de massa muscular (atrofia) que justificaria a perda de função podendo gerar alguns problemas articulares.
Um reflexo desse mal, gerado não só pelo controle remoto, mais também por computadores e alguns videogames, é a quantidade de pessoas descoordenadas, sem ritmo, equilíbrio e noção de tempo e espaço. Hoje é fácil encontrar jovens com dificuldade na destreza dos movimentos, podendo ser justificada pelas vantagens oferecidas por essas ferramentas tecnológicas. Segundo a fisioterapeuta Márcia Chevrand, especialista em Anatomia e Ginástica Funcional, a criança que não se mexe dificilmente terá um padrão de movimento harmônico. Além disso, adultos que não continuam a praticar exercícios tendem a perder algumas funções motoras. Por esses motivos, é importante dosar e verificar até que ponto é válido ficar deitado usufruindo do comodismo oferecido pelo controle remoto.
O corpo humano está preparado para o movimento, assim como nosso cérebro para pensar. Logo, use-os o máximo que puder, seja ágil e inteligente. Basta acreditar que é capaz e por em prática. Procure começar com coisas que tragam bem estar e façam parte da sua rotina.
Portanto, realize o máximo de movimentos possíveis utilizando não só o polegar, mas todo seu corpo. Xico seguiu este conselho e passou a treinar na Fit Arena. Hoje, com pouco mais de um mês de treino, leva uma vida melhor, sustentando seu pequeno polegar.
Mexa-se por inteiro!
Enviado pela aluna: Deisiane Brito

2 comentários:

  1. As vezes nos preocupamos tanto com determinadas partes de nosso corpo e nos esquecemos de algumas, como vemos no texto acima, é necessario olhar para nosso corpo como um todo, é um conjunto, e devemos tratar dele como tal.

    Ariane Amorim

    ResponderExcluir
  2. Muito bem observado Ariane. Nosso corpo, quando visto como um todo, vira unidade. Devemos nos preocupar com ele por inteiro. Além disso, precisamos nos oferecer oportunidade de movimento. Tudo que fizermos no dia influenciará, a curto ou longo prazo, de forma positiva ou negativa em nossa qualidade de vida.

    ResponderExcluir