domingo, 12 de junho de 2011

SINDROME DO IMOBILISMO NO IDOSO

A Síndrome do Imobilismo é comum em idosos, e consiste no estado em que o indivíduo vivencia limitações físicas do movimento, decorrente de um desequilíbrio entre repouso e atividade física, ou seja, alterações que ocorrem no indivíduo que se encontra acamado há um longo período de tempo. Os efeitos da imobilização são definidos como uma redução na capacidade funcional dos sistemas cardiorespiratório, vascular, endócrino, gastrointestinais, urinário, muscular, esquelético e neurológico. Sendo que estas complicações podem ser aumentadas dependendo dos fatores pré existentes de cada paciente .

O imobilismo, por si só, é uma causa de morbidade no idoso, sendo que completo imobilismo pode levar a perda de 5 a 6% de massa muscular e de força por dia. Essa Síndrome pode ser causada por diversos fatores, como psicológicos (depressão, demência, medo de quedas), sociais (isolamento social, restrição física, falta de estímulo) e físicos (osteoporose, fraqueza muscular, insuficiência venos), ou mesmo quando a pessoa idosa precisa ficar imobilizada, devido uma queda, resultando em uma fratura.
O repouso beneficia a região lesada, mas seu prolongamento prejudica o resto do organismo. É identificada em casos de déficit cognitivo de médio a grave, multiplas contraturas, e também, em critério menor, quando observa-se sinais de sofrimento cutâneo ou ulceras de pressão, disfagia leve a grave, dupla incontinência ou afasia.

Os cuidados com o idoso acamado consistem em:

1 - Estimulação da mobilidade;
2 - Evitar restrição ao leito;
3 - cuidado com o toque (firmeza mas sem machucá-lo);
4 - Diminuir a dor e o desconforto;
5 - Realizar trocas posturais constantes;
6 - Posicionar corretamente com o uso de coxins;
7 - Quando possível, peça ajuda a outra pessoa.

Tratamento Fisioterapêutico:

- Estimular a movimentação no leito e a indepêndencia nas atividades.
- Estimular a deambulação (caminhada).
- Prevenir complicações pulmonares.
- Auxiliar na resolução de patologias pulmonares já instaladas.
- Promover um padrão respiratório mais eficaz.
- Evitar complicações circulatórias.
- Reduzir a dor.
- Manter força muscular e a amplitude de movimentos com exercicios.
Ex: Isômetricos, metabólicos, ativos-resistidos e passivos.


Enviado por: Elena Melo

4 comentários:

  1. O paciente acamado torna-se descondicionado, o que reduz sua capacidade de executar exercícios aeróbicos e diminui sua tolerância aos esforços. Em alguns casos pode-se encontrar alterações no alinhamento biomecânico, comprometimento de resistência cardiovascular, evoluindo com contraturas articulares, diminuição do trofismo e força muscular, aparecimento de úlceras de pressão e aumento da osteoporose (osteopenia). O fisioterapeuta atuando sobre os efeitos deletérios da hipo ou inatividade do paciente acamado contribui na redução da taxa de mortalidade, taxa de infecção, no tempo de permanência na cama e índice de complicações.
    Bianor Caroso

    ResponderExcluir
  2. Síndrome do imobilismo é um conjunto de alterações que ocorrem em indivíduo acamado por um período prolongado, reduz a capacidade funcional dos sistemas osteomusculares, tecido conjuntivo, tecido articular, sistema respiratórios, metabólicos, entre outros...

    ResponderExcluir
  3. A terceira idade é o grupo etário com maior probabilidade de ser portador de várias doenças e ter como consequência o imobilismo. A fisioterapia pode agir contra o imobilismo atravez da educação, prevenção e promoção da saúde. O envelhecimento atinge cada indivíduo de maneira diferente, nos vários sentidos - Visão,audição, tato, olfato, equilíbrio.Para envelhecer com mais qualidade de vida devemos sempre fazer exercícios físicos, alongamentos mantendo assim a forma física e evitando as possíveis quedas. A fisioterapia em Ergonomia e preventiva pode ajudar a esse idoso a diminuir os riscos de acidentes dentro da sua própria casa, fazendo alterações necessárias para um melhor conforto e segurança.


    DANIELA VILELA DE CARVALHO MEDEIROS

    ResponderExcluir
  4. A Síndrome do Imobilismo,doença comum em idosos, é desenvolvida por diversos fatores de ordem psicossociais e funcionais onde passam a ter limitações que é o que gera essa imobilidade. Podem ser por fraturas, depressão isso é restrições na deambulação,neurológica, no sistema urinário, esquelético, cardiorespiratório, entre outros... A fisioterapia pode ser aplicada nesses pacientes para proporcionar melhora funcional, estabilidade dinâmica, volta as AVD's,coordenação,etc

    ResponderExcluir