quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dançar faz bem à saúde!

Nem sempre vista como uma forma de exercício, mas antes uma atividade social, de competição ou de lazer, dançar é, para além de uma arte, um forte aliado da nossa saúde. São muitos os benefícios que a dança traz para quem a pratica e para ajudar a convencê-lo, reunimos os top 5 motivos.
  1. Perda/manutenção de peso: Para além de ser um hobby divertido, uma forma de conhecer pessoas e aprender coisas novas, dançar é, no fundo, um exercício físico como qualquer outro. Ora vejamos: os seus mil e um movimentos contribuem para a aceleração do coração (qual aeróbica!) e, como os diferentes tipos de dança incidem especificamente e de forma repetida sobre diferentes áreas do corpo, os músculos são facilmente tonificados. Por isso mesmo, uma sessão de dança queima tantas calorias como uma caminhada, uma sessão de natação ou de ciclismo.
  2. Flexibilidade: Ser flexível é um elemento chave da nossa saúde e, embora a dança requeira já bastante flexibilidade, só o fato de praticá-la torna qualquer dançarino naturalmente mais flexível. Por norma, as aulas de dança iniciam com uma sessão de aquecimento, ou seja, vários exercícios de alongamento, de forma a preparar o corpo para o que aí vem.
  3. Força: Juntamente com a flexibilidade vem a força, sendo que esta é a capacidade que um músculo tem para exercer força contra uma resistência. No caso da dança, a força se ganha à medida que o bailarino trabalha os músculos, para que estes possam resistir à força do seu próprio peso. Quem pratica dança, torna-se gradualmente mais forte e mais força é igual a mais saúde.
  4. Resistência: Na sua base, a dança é uma forma de exercício físico e, como sabemos, qualquer tipo de exercício físico aumenta a resistência do corpo e do organismo. Resistência é a habilidade que os músculos têm de trabalhar durante mais tempo, sem se ressentirem ou queixarem-se de cansaço. Por isso mesmo, qualquer tipo de dança – mas principalmente os gêneros mais vigorosos, porque põem o coração a trabalhar – são perfeitos para aumentar a sua resistência. Uma pessoa mais resistente é uma pessoa com saúde para dar e vender.
  5. Bem- estar geral: Dançar sempre foi uma atividade alegre e bem disposta: promove o convívio social, alia música a movimentos mágicos para um resultado final surpreendente. Mais flexibilidade, força, resistência e um corpo tonificado (que sabe dançar!) contribui, em larga escala, para aumentar os níveis de auto-estima e de energia positiva de qualquer bailarino. Com benefícios físicos (todos aqueles já mencionados) e emocionais (alivia o stress e a tensão, permite a criação de relações sociais e aumenta a autoconfiança) dançar é ser saudável, por dentro e por fora.

Enviada por:  Fabiana Cabral e Isadora leão


http://passobase.com/artigos/dancar-faz-bem-saude

4 comentários:

  1. Desenvolver uma atividade prazerosa como a dança contribui em grande escala para o bem estar do indivíduo, além de exercitar toda musculatura e uma das formas para diminuir o stress do dia-a-dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Dançar é benéfico para nos mantermos jovens pois retarda o processo de envelhecimento. É benéfico para o coração, sistema cardiovascular e aumenta a capacidade pulmonar.
    Dançar também ajuda a controlar os lipídos, o que eleva os valores de HDL (colesterol bom), e baixa o LDL (colesterol mau). Dançar também é bom para os diabetes porque ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O corpo foi feito para o movimento, e nada melhor do que dançar e ao mesmo tempo se exercitar, numa atividade prazerosa, proporcionando benefícios como: reduzir o peso, aumento da resistência do organismo, combate ao stress, aumentando assim a auto-estima e o bem-estar geral da pessoa.
    THAYNAN BEZERRA.

    ResponderExcluir