quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fumar não compensa Tabaco aumento o risco de sinusite, alerta estudo

Pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, revelou, recentemente, que o fumo aumenta o risco de sinusite. De acordo com o estudo, pessoas que fumam 11 ou mais cigarros por dia têm 16% mais chances de desenvolverem sinusite do que os não-fumantes.  A sinusite é a inflamação das mucosas dos seis da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maças do rosto e olhos. Ela pode ser provocada por bactérias, vírus ou fungos ou ainda surgir como conseqüência de alguma alergia.  A pesquisa mostrou ainda que algumas substâncias encontradas no tabaco podem aumentar o risco de sinusite por afetarem o nariz e suas secreções. O levantamento foi feito com cerca de 20 mil norte-americanos, com idade mínima de 17 anos. Naquele país, a sinusite afeta 35% da população. Os cientistas ainda descobriram que os fumantes passivos não correm risco, mas alertam as pessoas que têm sinusite evitar ficarem próximas de fumantes.

Enviado pelos alunos: Ana Catarina de Lima Jhonata Lucas Santana

2 comentários:

  1. Já não basta o cigarro ser irritante e prejudicial a saúde daqueles que fumam e ainda para aqueles que não fumam são obrigados a conviver com este mal da população. Vamos ter consciência pessoal e boa vontade para larga esse vício. Se for preciso busquem ajuda Médica ou grupos que estam nas mesmas situações.

    ResponderExcluir
  2. Esse é mais um dano que o cigarro causa a nossa saúde. E claro que não vai ser porque a pesquisa mostra que não causa em fumantes passivos que vamos ficar perto do cigarro, ele causa outros prejuizos. inclusive, DPOC.

    ResponderExcluir