domingo, 29 de maio de 2011

Atividades Aquáticas e a Qualidade de Vida

Desde os primórdios, podemos observar que a utilização do meio aquático é feita com muita frequência, contrariando àqueles que pensam ser esta utilização uma exclusividade dos tempos atuais. Na Índia, por exemplo, há relatos deste uso a mais de cinco mil anos onde era empregado o uso de águas aquecidas em piscinas para fins terapêuticos. Este fato também ficou evidenciado de 460-375 a.C. quando Hipócrates usava a água para o tratamento de doenças.
            Estudiosos, professores e pesquisadores de diversas áreas como a Educação Física e a Fisioterapia têm aumentado os estudos sobre os efeitos benéficos da água e observa-se elevado índice de aceitação da população em geral.
            Nas sociedades contemporâneas o estilo e os hábitos de vida adotados vêm comprometendo cada vez mais as populações. Estes fatores têm sido decisivos no comprometimento da qualidade de vida (física e psicológica) e na diminuição da sensação de bem estar das pessoas. Percebemos que a vida moderna tem aumentado o nível de estresse dos indivíduos, a alimentação inadequada e a não regularidade da prática de exercícios físicos.
            As atividades aquáticas entrariam em cena no cotidiano destes indivíduos proporcionando-lhes melhora na qualidade de vida e bem estar, na prevenção e tratamento de doenças e na promoção da saúde.
Enviado pelo aluno: Jeozadak Neves Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário