domingo, 24 de abril de 2011

Dor na coluna devido ao excesso de peso de bolsas e mochilas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas têm ou terão dor nas costas ao longo da vida.
Cada vez é mais comum encontrar mulheres com bolsas pesadas, estudantes com mochilas cheias de livros, homens com pastas, pessoas em geral com malas e sacolas pesadas. Tal peso pode provocar dor e até alterações na coluna.
Segundo especialistas, o mais correto é carregar até 10 % do seu peso, ou seja, se uma pessoa pesa 60 kg então ela deve carregar até 6 kg na bolsa.
É importante sempre alternar o lado da bolsa, distribuindo melhor o peso. O ideal é utilizar mochila de duas alças bem ajustadas ou um carrinho.
Alguns fatores podem provocar desconforto na coluna, tais como: predisposição genética, má postura, falta de atividade física, excesso de peso, trabalho com trepidação (como motoristas de ônibus) e problemas psicológicos como estresse e mau relacionamento na empresa ou em casa.
As dores nas costas podem estar relacionadas a problemas como: desgaste da coluna, quebra de vértebras, escoliose (desvio para o lado) ou cifose (desvio para frente).
Além das alterações posturais e dores devido ao excesso de peso, é importante verificar a forma que se dorme. O ideal é que o colchão não seja nem muito duro nem muito mole. E o melhor jeito de deitar é de lado ou de barriga para cima, pois quando se deita de barriga pra baixo há ação da força da gravidade sobre a coluna, aumentando as dores nesta região.
Por isso, evite bolsas pesadas e durma de forma correta. Sua coluna agradece!
Acadêmicas: Monique de Carvalho e Thamilles Sousa

Um comentário:

  1. As dores nas costas são mais comuns do que se pensa. Isso se deve à postura incorreta, ao excesso de peso, ao sedentarismo, predisposição genética, ao estresse e às alterações anatômicas da coluna. Por isso é importante evitar o excesso de peso, principalmente relacionados às bolsas, verificar a maneira como se dorme, o colchão adequado, praticar exercício físico e manter uma alimentação saudável. A prevenção é a melhor solução para evitar futuras dores e complicações.

    ResponderExcluir