domingo, 24 de abril de 2011

Exercícios ajudam a tratar a depressão Estudo recomenda a prática de atividade como parte do tratamento da doença

Um estudo da Universidade Duke, nos EUA, concluiu que a prática de atividades físicas é uma aliada no combate a depressão. O estudo analisou o exercício como uma alternativa de tratamento para a doença. Foi constatado que a atividade física foi tão eficaz quanto a medicação em reduzir a depressão em pacientes com a doença moderada a grave, bem como a depressão leve.

Alguns especialistas acreditam que isso ocorre porque os exercícios estimulam a produção de serotonina, uma substância química cerebral que é ligada ao humor. Outros apontam o aumento do nível de endorfina, provocado pela atividade física, como a responsável no combate a depressão. A endorfina cria uma sensação de euforia.

Já alguns estudiosos apontam o fator psicológico do exercício. Após se exercitar, o corpo tem uma sensação agradável que alivia o estresse. O simples fato de levar a uma vida mais saudável também melhora a autoconfiança e a autoestima.

O estudo não apontou uma atividade física específica para ajudar no combate a depressão. Mas estudos citam as atividades aeróbicas como correr, nadar ou pedalar, como mais eficientes, por ter um impacto maior na produção de endorfina.


Enviado por:ANA CATARINA DE LIMA SOUZA E JONATA LUCAS DOS SANTOS SANTANA

http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=fitnews_mat&url_id=3704 

2 comentários:

  1. Mais uma vez estamos diante de uma comprovação, ou seja diante de um estudo a qual trás dados importantes para combater a depressão a qual inicialmente é mental e termnina no corpo, pois envolve toda a nossa estrutura, então principal aliado, além é claro dos medicamnetos, é necessário praticar atividade física.

    ResponderExcluir
  2. Além de fazer o bem para o corpo, a atividade fisica é uma boa maneira de fazer novas amizades e assim da um tempo nos problemas.

    ResponderExcluir